terça-feira, 7 de junho de 2016

Quarto para irmãos: disputa por território

Esse post foi originalmente publicado em: Portal Pê.ti.pô.lá | O cantinho deles

Oi, gente! 

Essa matéria está lá no Portal Pê.ti.pô.lá, que é um site de referências infantis. Sou responsável pela coluna O CANTINHO DELES. Estou adorando a experiência e espero que vocês me contem também o que estão achando! Que tema querem ver por lá? 

Beijo grande! Fiquem com as dicas sobre quartos de irmãos. 


Quarto para irmãos: disputa por território




Olá, meus queridos leitores!

Dividir não é nada fácil, não é mesmo? Tem que dividir a mãe, o pai, os brinquedos... e até o quarto! E tem reclamação de cá, reclamação de lá: "mãe, ela está no meu espaço", "pai, ele colocou a bolsa no meu lado do quarto", "ahhhh! Eu quero o quarto todo azul", "e eu quero com tema de pônei" e por aí vai.



Mas decorar o quarto para irmãos vai muito além de fazer uma linha imaginária e pintar um lado de azul e outro de rosa, por exemplo. Ou deixar tudo branco com a ideia de que assim fica neutro. Muita coisa depende do relacionamento dos pequenos entre si, das idades e dos gêneros. 

Eu sou super a favor da decoração integrada, aquela que não divide, que não fica super seccionada pelas áreas de cada um. Claro que nem sempre dá para fazer isso, e aí, é preciso injetar criatividade em cada um dos cantinhos do espaço. 

Vamos ver alguns exemplos abaixo para ter mais dicas!

Menino e menina, idades próximas: 

Mapa mundi: O ideal nesses casos é conseguir um tema base unissex e uma paleta com cores bem descontraídas, elegendo cores base e cores de pequenos destaques. 

No exemplo abaixo temos como tema o mapa mundi, que pode ser usado para ambos os sexos e não faz distinção de idade. Já as cores foram bem dosadas entre azuis, amarelo e tons neutros como cinza e preto.



No próximo exemplo, o tema é mantido, porém as cores base (parede e piso) ficam mais neutras, enquanto a marcenaria e enxoval ganham paleta super colorida. 




Padrões geométricos: A opção por padrões geométricos é uma ótima pedida. Ele pode ir desde as paredes ao enxoval. Os quadros são bons resolvedores de conflitos: cada criança pode escolher suas ilustrações (além de fazer desenhos) e assim, ajudar a compor a parede - que atende a todos. 



Papel de parede com círculos coloridos de um lado e painel fotográfico do outro. Os três irmãos ganharam enxoval e locais de estudo coloridos - o que não fica sobrecarregado em razão da cor neutra da madeira dos móveis e piso. 



Sáfari: Outro tema super legal que serve para irmãos com idades próximas é o safári. As cores podem variar de acordo com a idade das crianças.


No ambiente abaixo, o painel ganhou cores mais divertidas e os personagens ficaram mais lúdicos.




Meninos de idades muito diferentes: 


Investir em uma boa marcenaria e cores que agradem os dois garotos é uma boa saída. Não precisa pintar o quarto todo de azul, necessariamente. Outras cores, e principalmente a combinação delas, pode ser uma opção bem interessante para eles. 






Meninas de idades muito diferentes:

estilo escandinavo é uma opção de decoração bem versátil que pode agradar gerações diferentes. Alguns elementos como tecidos naturais, tons de cinza nas bases, aliados a rosas e outros tons pasteis dão as principais características desse estilo europeu que desembarca com tudo no Brasil e já é uma das principais tendências de interiores. 





Outra opção que faz sucesso entre as meninas é o estilo boho chic. Nele, elementos florais e com um toque hippie fazem um mix com cores mais atuais como o pink e o turquesa. 





Claro que poderíamos passar um dia inteiro aqui falando sobre várias soluções para os conflitos de território! (rsrsrs). Mas espero que essas dicas já tenham ajudado vocês. 

Mais dúvidas, deixem nos comentários ou em nossas redes sociais. Adoro responder vocês! <3

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "O cantinho deles - Babies & kids" e "O cantinho deles - Teens", no nosso perfil, no Pinterest:


Um cheirinho e até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário